Como identificar a Escoliose Idiopática em 1 minuto?

Tenho recebido em meu consultório cada vez mais pais querendo corrigir a postura “torta” de seus filhos, e associando essa postura ao uso de celulares, o que uma grande parte desses pais não sabem até chegar aqui é que seus filhos na verdade tem escoliose, um problema um pouco mais sério e que poderia ter sido identificado antes com um teste bem simples.

A escoliose idiopática é uma deformidade tridimensional da coluna vertebral caracterizada pela inclinação lateral, extensão e rotação axial das vértebras, com angulações maiores que 10 graus. Isso quer dizer que a coluna se curva para os lados, formando desvios atípicos que lembram um “C” ou um “S”. Essa irregularidade, conhecida como curvatura escoliótica, pode ser melhor visualizada através de exames de imagem, como uma radiografia.

Em mais de 80% dos casos, não se sabe a causa específica. Esses casos são chamados de” idiopática “, que significa “de causa indeterminada”. Pode estar presente desde o nascimento e se desenvolver durante a infância ou mais frequentemente surgir na adolescência, e essa condição pode piorar com o tempo principalmente durante o estirão de crescimento entre 10 e 15 anos e em geral atinge mais as meninas.

O processo do diagnóstico da escoliose se dá principalmente, por meio de uma avaliação clínica específica que depois, precisa ser confirmada com radiografias que indiquem curvatura (Ângulo de Cobb) superior a dez graus.

Caso você tenha notado algumas alterações no corpo do seu filho como, um desalinhamento da cabeça, um ombro mais alto que o outro, um quadril em alturas diferentes e a curvatura da cintura desigual, existe um teste que você mesmo pode fazer em casa, este teste é um método eficaz e pode durar apenas 1 minuto, e que pode mudar a vida do seu filho.

Estou falando do teste de Adams, que nada mais é que a flexão da coluna para frente. Peça para que seu filho fique de costas para você, com os pés paralelos e com uma distância de 10 cm aproximadamente entre eles, então solicite que lentamente ele leve as mãos na direção dos pés sem dobrar os joelhos, com essa flexão do tronco para frente você vai poder observar se alguma assimetria se forma na região torácica (costelas e ombros) ou na lombar.

Essa é uma maneira extremamente eficaz para os pais descobrirem se seus filhos estão desenvolvendo escoliose, pois irão observar devido a rotação vertebral e das costelas (causadas pela escoliose) um lado mais alto que o outro, uma assimetria que chamamos de gibosidade ou giba. Ao constatar a existência da gibosidade é indicado que os pais levem seu filho para fazer uma radiografia e passar por uma avaliação de um profissional qualificado que possa confirma ou descartar a presença da escoliose e o grau de curvatura.

Caso o diagnóstico seja confirmado o tratamento com exercícios específico deve ser iniciado o quanto antes para que não haja progressão da deformidade. Não existe cura para a escoliose idiopática, mas o diagnóstico precoce e tratamento com exercícios específicos é o melhor caminho para que possamos dessa maneira garantir saúde e qualidade de vida para o paciente.

Maryeli Nonato
Fisioterapeuta

CREFITO 3/ 120996-F