Os quatro pilares para uma vida saudável

Hoje eu quero falar com vocês sobre os quatro pilares que permitem termos uma vida saudável e com qualidade. Eu sempre falo aqui muito sobre exercícios, mas uma vida saudável não é composta apenas pela rotina de atividade física, mas sim por quatro pilares básicos: uma alimentação saudável, atividade física, qualidade do sono e uma boa saúde mental. Juntos são capazes de aumentar a qualidade de vida, e aumentar nossa longevidade.

E como isso acontece? Vamos lá:

 

1 – Uma alimentação adequada e equilibrada é responsável por manter nosso peso dentro do limite saudável para nossas articulações, e nos fornecer nutrientes em quantidades necessárias para que nosso organismo trabalhe de maneira adequada, nos dando disposição para praticar atividade física, para nos recuperar do exercício, além de nos dar energia para cumprir as atividades do dia a dia.

 

2 – O hábito de praticar atividade física trás diversos benefícios ao nosso corpo, além de garantir a força muscular, flexibilidade e mobilidade articular necessária para o bom funcionamento do nosso corpo. É através do exercício físico que conseguimos a produção de hormônios que auxiliam na regulação do humor, além de auxiliar também na qualidade do sono, na imunidade e na nossa disposição.

 

3 – A qualidade do sono é uma questão que vem sendo cada vez mais debatida, isso porque é durante o sono que nosso organismo promove a recuperação celular, quando temos a queda na quantidade do hormônio cortisol e aumento da melatonina, nossas células conseguem se recuperar com mais eficácia, entre 22horas e 4 horas é o horário de maior recuperação celular, noites mal dormidas ou quando você fica demora muito para dormir vão interferir na qualidade dessa recuperação.

 

4 – Hoje em dia cada vez mais se fala sobre a importância de mantermos a nossa saúde mental. Não é difícil encontrar pessoas que estão sofrendo com depressão e ansiedade, por exemplo, e sabemos como isso influencia nas nossas relações sociais. Com o nosso corpo, na área da fisioterapia, eu vejo cada vez mais a dor física intimamente ligada com a dor emocional, e já temos dezenas de estudos que comprovam isso. Portanto Nossa saúde mental é tão importante quanto nossa saúde física.

Busque ter domínio dos seus pensamentos e fazer com que eles te elevem e não te derrubem. Parece bem fácil, mas não é. Há técnicas como a meditação, que ajudam no equilíbrio mental.

 

Conseguindo manter esses quatro pilares em equilíbrio, conseguimos manter a nossa qualidade de vida e nossa saúde, para isso precisamos manter bons hábitos de vida.

 

E o que são bons hábitos? Todo mundo já está cansado de saber da importância de manter uma rotina de bons hábitos para a manutenção de uma vida saudável.

Comer bem, realizar exercícios com frequência e manter bons pensamentos. Isso todo mundo já está cansado de saber!

O que eu quero abordar aqui é outro ponto. Hoje em dia manter uma vida saudável, virou sinônimo de comer salada e acordar as 5 horas da manhã para fazer exercício porque a blogueira super magra e fitnes faz assim e eu preciso fazer igual.

É preciso ter muito cuidado na hora de eleger o que é bom para você. Magreza nem sempre é sinônimo de saúde, e nem sempre o que está sendo exposto nas redes sociais é a realidade.

Por que eu vou acordar a 5 horas da manhã para correr se o meu organismo não funciona bem nesse horário, e corrida não é o meu esporte favorito? Ou fazer meditação em grupo se acho tudo muito chato e acabo nem conseguindo meditar? As vezes aquela cervejinha no final da semana, funciona melhor que a meditação em grupo as 6 horas da manhã.

Nosso organismo é diferente, e copiar pessoas que estão ao nosso redor ou nas redes sociais só porque achamos que são pessoas saudáveis e com bons hábitos é muito perigoso.

Antes de qualquer coisa é preciso escutar e conhecer o nosso corpo. Se meu corpo funciona melhor de tarde, por que não dormir mais um pouquinho pela manhã e fazer aquela corridinha no final da tarde? Se o meu corpo precisa de carboidratos, por que fazer uma dieta low carb?

Dê ao seu corpo o que ele precisa, o que ele gosta, e não o que está na moda e está todo mundo fazendo. E o mais importante, não se cobre tanto, lembre que você está praticando bons hábitos para a sua saúde, e não para ficar bonita e ser melhor vista pelos outros.

O primeiro passo é mudar a sua cabeça, entender a importância da prática de bons hábitos, e quais os inúmeros benefícios que irá te trazer, e para obter todo essa ganho não posso deixar ressaltar aqui a importância de um acompanhamento profissional, para que você possa ser orientado da melhor forma possível, e fazer assim as melhores escolhas para o SEU corpo.

 

Maryeli Nonato
Fisioterapeuta CREFITO 3/ 120996-F