Atividade Física e a Depressão

Muito se tem falado sobre como é importante realizar atividade física a todo custo. Milhares de pessoas no Brasil estão acima do peso, com problemas de saúde e também com dificuldades de dar o primeiro passo para a mudança desse estilo de vida. Sabemos que em alguns casos a necessidade do auxílio de um profissional como o psicólogo ou psiquiatra é de extrema importância, pois não se trata apenas de “falta de vontade” e sim de um problema mais sério, a depressão que é uma doença do sistema nervoso central, o tal do cérebro.

Acredito que seja desanimador para aquele que sofre com essa doença tomar algumas atitudes, principalmente a de iniciar o exercício físico, já que este demanda um esforço não apenas físico, mas assim como o mental.

Quem aqui nunca ficou entre assistir um filme deitado no sofá ou ir para a academia? O nosso corpo por si só já tem o objetivo de economizar energia, por isso que é muito desafiador ir para academia, fazer uma caminhada, qualquer coisa, por que exige muito esforço, ou seja, muita energia desprendida para tal fim.

Imagine, agora, essa mesma situação para aquele onde seu cérebro já se encontra em pensamentos depressivos. Onde já existe uma diminuição da serotonina, o neurotransmissor da felicidade. Não é uma situação fácil, por isso parte do tratamento da depressão engloba o uso de medicamentos anti-depressivos, que irá auxiliar em harmonizar as reações químicas que levam a pessoa a estado. E o que a atividade física pode fazer por essas pessoas?

Muita coisa!

O que podemos primeiro considerar é o fato de que a pessoa estará fazendo algo por ela, o que já é uma grande vitória. É igual dar um check em uma lista de afazeres, trás a sensação de que algo foi cumprido, liberando hormônios do prazer.

Segundo, quando praticamos atividade física, principalmente em grupo, ativamos nosso lado social. Interagimos, compartilhamos e fazemos amizade. Essa interação é de extrema importância para um convívio entre nós seres humanos, que somos os únicos animais que possuímos sentimentos. Nada mais agradável do que fazer exercício com pessoas que gostamos, só aí já liberamos vários neurotransmissores do prazer. Além de poder contar, muitas vezes, com pessoas que estão ou já estiveram na mesma situação.

Terceiro e não menos importante é que a pratica de atividade física produz no nosso corpo vários benefícios, que além de melhorar nossa capacidade física para termos uma vida melhor e mais ativa, e assim poder desfrutar de uma longevidade, ela ajuda a manter nossa mente em dia. Quando focamos no que queremos realizar, colocamos nosso propósito e intenção em fazer o exercício conseguimos trabalhar a clareza no objetivo, foco, resiliência, determinação, o que para muitos não é fácil. Esquece isso sobre.

 

Depressão é uma doença. Sabemos que ela precisa de um olhar profissional muito atento. A prática de atividade física é um complemento ao tratamento, assim como o remédio e a terapia. Uma avaliação por um profissional de psiquiatria capacitado é o começo dessa jornada.

 

Gabriela Amaral – Fisioterapeuta

CREFITO/3 190210-F.