Como funciona o reembolso do tratamento de fisioterapia?

Se você faz um tratamento particular você pode solicitar ao seu plano de convênio o reembolso total ou parcial do tratamento realizado, sabia?

O plano de reembolso é reconhecido por lei como aquele em que o usuário escolhe livremente o prestador de serviço, sendo reembolsado, nos limites pactuados, do valor despendido.

Grande parte dos planos de saúde tem uma tabela de reembolsos fixa. Há uma diferença nos valores dependendo da operadora e do estilo de plano contratado (enfermaria, apartamento, especial, executivo, entre outros).

Por isso, é extremamente importante saber o valor do seu reembolso com antecedência, bastando solicitar à operadora uma “prévia de reembolso”, através dos canais de relacionamento com o cliente.

Sessões por reembolso possibilitam tempo de qualidade e uma maior chance de melhora rápida. Você tem a total liberdade de escolher o profissional que irá lhe atender, podendo ser um de sua confiança ou indicação de amigos próximos que garantem bons resultados no tratamento. Assim, você consegue ser o protagonista do seu tratamento, com autonomia e independência e não ficando refém aos profissionais credenciados ao seu plano.

 

Para tornar esse procedimento mais simples, preparamos algumas dicas para você acertar quando for realizar suas solicitações. Confira abaixo:

1) Como fazer uma prévia de reembolso?
A prévia de reembolso é um documento que o profissional que irá atende-lo vai providenciar para que você envie ao seu plano. Nessa prévia precisa constar dados do profissional ou clínica de fisioterapia, valor de cada sessão e valor total do tratamento, diagnóstico médico e carimbo do profissional. A prévia tem o objetivo de mensurar o valor que o seu plano de convênio pode reembolsar.

2) Como pedir reembolso de consultas?
Tendo em mãos a nota fiscal ou recibo mais o documento de relatório fisioterapêutico, você poderá enviar esses documentos através dos canais de relacionamento com o cliente, normalmente os convênios possuem app de celular onde você pode anexar ali mesmo os documentos solicitados

3) Quantas notas fiscais ou recibos devo enviar por pedido de reembolso?
Cada solicitação de reembolso deve conter apenas uma nota fiscal ou recibo, com o valor total da despesa do tratamento fisioterapêutico, realizada por profissional ou estabelecimento fora da rede credenciada.

3) Quanto vou receber de reembolso?
Há uma tabela com os valores máximos por procedimento. Respeitando o limite desta tabela, o percentual de reembolso varia também conforme a faixa salarial do titular do plano. Para facilitar o cálculo, solicite uma prévia de reembolso ou entre em contato através dos canais de relacionamento do seu plano.

7) O que deve constar na nota fiscal?
Recibos devem estar em papel timbrado ou carimbado e terem sido emitidos há, no máximo, 12 meses. Eles não podem ter rasuras e devem conter todas as informações a seguir:
• nome completo do prestador, com CPF ou CNPJ;
• endereço completo (com CEP);
• telefone do profissional;
• especialidade;
• assinatura com carimbo e número do conselho de classe do profissional;
• nome do paciente e de quem efetuou o pagamento;
• data do atendimento (ou de todas as sessões do tratamento);
• valor cobrado (numérico e por extenso);
• descrição do atendimento (detalhada por procedimento, com valores separados por serviço. Em caso de odontologia, deve conter o número dos dentes, nome das faces e, se for o caso, região tratada).

8) Quando vou receber o reembolso?
O tempo varia de acordo com cada plano, mas geralmente eles pedem 30 dias para o depósito. Importante: mantenha seus dados cadastrais e bancários sempre atualizados.

9) Como saber se meu pedido foi aceito?
Todo processo de reembolso você pode acompanhar através dos canais de relacionamento do cliente do seu plano de convênio.

Aqui no Instituto Basis nossos profissionais estão aptos a orientar você e seus familiares a conseguirem o reembolso da melhor forma possível. Emitimos toda a documentação necessária para esse fim.

 

Nos conte aqui nos comentários se essas dicas foram úteis a você!

 

Gabriela Amaral – fisioterapeuta

CREFITO/3 190210-F