Entendendo a diferença entre Sedentarismo, Atividade Física e o Exercício Físico

Você sabe qual é a diferença entre sedentarismo, atividade física e exercício físico? Talvez você se pergunte se é considerado um sedentário. Uma pessoa é considerada sedentária quando gasta menos de 2.200 calorias por semana, o que equivale a cerca de 300 calorias por dia.

 

Dados do IBGE mostram que 51% dos brasileiros não praticam atividade física por falta de tempo, o que coloca o Brasil entre os cinco países mais sedentários do mundo. Esse cenário é preocupante, pois a inatividade física, quando combinada com uma alimentação rica em carboidratos, gorduras e açúcares, pode causar uma série de problemas de saúde, tais como diabetes tipo II, hipertensão, obesidade, infartos, aumento do colesterol ruim, problemas articulares e na coluna vertebral, entre outros. Além disso, a falta de atividade física pode levar à fraqueza dos músculos e tendões, aumentando as dores e as chances de lesões.

 

Muitas pessoas confundem atividade física com exercício físico. Atividades como limpar a casa, passear com o cachorro ou ir caminhando até o ponto de ônibus são consideradas atividades físicas, ou seja, qualquer movimento que gaste energia. Já o exercício físico é definido como qualquer atividade física planejada e estruturada, realizada de forma repetitiva, com o objetivo de manter ou melhorar a aptidão física.

Entre os exemplos de exercício físico estão a musculação, o pilates, o futebol, a dança e outras atividades físicas que são praticadas de forma regular e que visam à melhoria da saúde e do condicionamento físico.

 

A prática regular de exercícios físicos traz inúmeros benefícios para a saúde. Além de prevenir os problemas de saúde mencionados anteriormente, os exercícios físicos também aumentam a produção de endorfina, conhecida como o hormônio do bem-estar, e reduzem os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Isso ajuda a reduzir os níveis de ansiedade e a combater a depressão leve.

Se a falta de tempo é uma desculpa para você não praticar exercícios físicos, saiba que estudos comprovam que apenas 20 a 30 minutos de atividade física por dia já são suficientes para obter todos esses benefícios para a saúde. Portanto, reserve um tempo em sua rotina diária para cuidar do seu corpo e da sua saúde. Seu corpo agradece!

 

Maryeli Nonato
Fisioterapeuta CREFITO 3/ 120996-F

 

Foto: Freepik