Toda intervenção cirúrgica ocasiona diversos tipos de alteração no nosso corpo, e a fisioterapia tem o objetivo de ajudar na recuperação mais rápida através da correção da alteração tecidual (ocasionada pelo processo cirúrgico) e do movimento.
Ao saber que teremos que enfrentar uma cirurgia, a primeira preocupação normalmente está relacionada ao cirurgião que fará o procedimento. Normalmente, escutamos a opinião de mais de um médico e avaliamos todo o processo. Mas e a fisioterapia?
É necessário também escolher da melhor forma o local e os profissionais que irão atuar na reabilitação pós-cirúrgica.
A fisioterapia tem um papel fundamental na reabilitação das cirurgias ortopédicas, neurológicas e estéticas, proporcionando a evolução do paciente a cada sessão e a cada dia, até que ele fique totalmente apto para o retorno das suas atividades diárias.
Após o processo cirúrgico pode haver demora no tempo de recuperação dos pacientes por complicações pós-operatórias, e também pela demora de início da fisioterapia ou se ela não for realizada de forma eficiente. O tratamento fisioterápico deve ser baseado em técnicas e protocolos específicos para cada patologia. Após uma avaliação minuciosa pelo fisioterapeuta, podem ser realizados procedimentos específicos pelo profissional, de acordo com a exigência da reabilitação.
Nas sessões de fisioterapia do INSTITUTO BASIS são utilizados, além da terapia manual, diversos recursos como o Dry Needling, ventosaterapia, eletroterapia, e terapia do movimento. Este último é um conjunto de exercícios de fortalecimento e técnicas de mobilização articular para recuperar os movimentos da área operada e de outras partes do corpo envolvidas no procedimento, até a recuperação total do movimento e das atividades de vida diária.
Fisioterapeuta
Gabriela Amaral
CREFITO/3 190210-F
Foto: freepik