O sono não é algo que simplesmente acontece, é algo para o qual você e seu corpo têm que se preparar para que, no final, dê certo. Você deve estar pensando “como assim?”
Para se ter uma boa noite de sono, primeiro você precisa ter um bom dia. Tudo começa logo ao amanhecer. Expor-se à luz natural por pelo menos 20 minutos logo cedo já ativa seu corpo, fazendo com que ele entenda que irá iniciar o dia mais disposto. Se você conseguir tomar o café da manhã de frente para a janela, ou até mesmo na varanda ou quintal, otimiza seu tempo, já que a luz solar tem o poder de influenciar diretamente nosso ciclo circadiano, regulando o centro do nosso cérebro para que saibamos o que é dia e o que é noite.
Você já deve ter escutado aquela pessoa que se diz ser uma pessoa noturna, não é mesmo? Pois bem, nós, seres humanos, não somos seres noturnos de forma alguma. Você pode até dormir tarde porque não consegue dormir mais cedo, mas isso não quer dizer que você seja noturno de fato, e sim que algo está errado com o centro que regula o seu ciclo.
Pare e pense: não enxergamos bem à noite, não temos uma audição super apurada, nosso sistema digestivo e arterial diminui sua função ao anoitecer, levando-nos ao estado de sono e não ao estado ativo. Pare com essa ideia de que você é uma pessoa noturna, só estará prejudicando sua saúde.
Estudos mostram que usar aparelhos eletrônicos à noite tem um efeito negativo sobre o sono. Uma teoria é que esses aparelhos têm mais luz com comprimento de onda curta, ou seja, a luz emitida por eles contém mais luz azul do que a luz natural. Somos muito sensíveis a essa luz azul, que deixa o organismo mais alerta.
Aposto que às vezes você está caindo de sono e é só pegar o celular para usar por alguns minutos e parece que o sono vai embora, não é? Quando usamos o celular, normalmente já estamos deitados na cama, então a tela fica mais próxima do rosto, consequentemente, mais perto dos olhos.
Os bons hábitos são simples na teoria. Sabemos que nossa vida agitada e estressante não contribui para boas práticas no dia a dia. Sei também que existem pessoas que trabalham de madrugada. Mas essas são escolhas, correto? Saiba que não é o ideal ficar acordado até tarde, mas se, por enquanto, não der para mudar o emprego, então, quando for dormir durante o dia, fique atento para conseguir dormir em um ambiente mais escuro e sem barulho.
Faça o possível dentro do seu contexto. Tente ao máximo ter bons hábitos. Coloque em prática, e assim a boa noite de sono virá!
Fisioterapeuta
Gabriela Amaral
CREFITO/3 190210-F
Foto: Freepik