Os três pilares para uma vida saudável

Postado em: 29/06/2021

Os três pilares para uma vida saudável

Hoje eu quero falar com vocês sobre os três pilares que permitem termos uma vida saudável e com qualidade.
Eu sempre falo aqui muito sobre exercícios, mas uma vida saudável não é composta apenas pela rotina de atividade física, mas sim por 3 pilares básicos: uma alimentação saudável, atividade física e uma boa saúde mental. Juntos são capazes de aumentar a qualidade de vida, e aumentar nossa longevidade.
E como isso acontece? Vamos lá:

1 - Uma alimentação adequada e equilibrada é responsável por manter nosso peso dentro do limite saudável para nossas articulações, e nos fornecer nutrientes em quantidades necessárias para que nosso organismo trabalhe de maneira adequada, nos dando disposição para praticar atividade física, para nos recuperar do exercício, além de nos dar energia para cumprir as atividades do dia a dia.

2 - O hábito de praticar atividade física trás diversos benefícios ao nosso corpo, além de garantir a força muscular, flexibilidade e mobilidade articular necessária para o bom funcionamento do nosso corpo. É através do exercício físico que conseguimos a produção de hormônios que auxiliam na regulação do humor, além de auxiliar também na qualidade do sono, na imunidade e na nossa disposição.

3 - Hoje em dia cada vez mais se fala sobre a importância de mantermos a nossa saúde mental. Não é difícil encontrar pessoas que estão sofrendo com depressão e ansiedade, por exemplo, e sabemos como isso influencia nas nossas relações sociais. Com o nosso corpo, na área da fisioterapia, eu vejo cada vez mais a dor física intimamente ligada com a dor emocional, e já temos dezenas de estudos que comprovam isso. Portanto Nossa saúde mental é tão importante quanto nossa saúde física.
Busque ter domínio dos seus pensamentos e fazer com que eles te elevem e não te derrubem. Parece bem fácil, mas não é. Há técnicas como a meditação, que ajudam no equilíbrio mental. 

Conseguindo manter esses três pilares em equilíbrio, conseguimos manter a nossa qualidade de vida e nossa saúde. 


O que são bons hábitos?

Hoje eu vou falar um pouquinho sobre bons hábitos! 
Todo mundo já está cansado de saber da importância de manter uma rotina de bons hábitos para a manutenção de uma vida saudável.
Comer bem, realizar exercícios com frequência e manter bons pensamentos. Isso todo mundo já está careca de saber!
O que eu quero abordar aqui é outro ponto. Hoje em dia manter uma vida saudável, virou sinônimo de comer salada e acordar as 5 horas da manhã para fazer exercício porque a blogueira super magra e fitinnes faz assim e eu preciso fazer igual. 
Ë preciso ter muito cuidado na hora de eleger o que é bom para você. Magreza nem sempre é sinônimo de saúde, e nem sempre o que está sendo exposto nas redes sociais é a realidade. 
Por que eu vou acordar a 5 horas da manhã para correr se o meu organismo não funciona bem nesse horário, e corrida não é o meu esporte favorito? Ou fazer meditação em grupo se acho um porre tudo isso e acabo nem conseguindo meditar? As vezes aquela cervejinha no final da semana, funciona melhor que a meditação em grupo as 6 horas da manhã. 
Nosso organismo é diferente, e copiar pessoas que estão ao nosso redor ou nas redes sociais só porque achamos que são pessoas saudáveis com bons hábitos é muito perigoso.
Antes de qualquer coisa é preciso escutar e conhecer o nosso corpo. Se meu corpo funciona melhor de tarde, por que não dormir mais um pouquinho pela manhã e fazer aquela corridinha no final da tarde? Se o meu corpo precisa de carboidratos, por que fazer uma dieta low carb?
Dê ao seu corpo o que ele precisa, o que ele gosta, e não o que está na moda e está todo mundo fazendo. E o mais importante, não se cobre tanto, lembre que você pratica bons hábitos para a sua saúde, e não para você ficar bonita e ser melhor vista pelos outros. 
E então eu vou ressaltar aqui a importância de um acompanhamento profissional, para que você possa ser orientado da melhor forma possível, e fazer assim as melhores escolhas para o SEU corpo. 

Maryelo Nonato

Fisioterapeuta CREFITO 3/ 120996-F

19/04/21


FALE CONOSCO

TELEFONE: (11) 4586-5624
WHATSAPP: (11) 99906-1604

E-mail: contato@institutobasis.com.br

Rua Cap. Cassiano Ricardo de Toledo, 191. Sala:1002 -  Chácara Urbana - Jundiaí, SP

INSCREVA-SE

Inscreva seu email e receba nossas novidades:


SIGA-NOS