Como você quer envelhecer?

Postado em: 29/06/2021

Como você quer envelhecer?

Tenho certeza que a sua resposta será: “com saúde”. Esse é o desejo de todo o ser humano, chegar nos seus 80 ou 90, quem sabe até aos 100 anos com qualidade de vida, ter sua autonomia e não ficar acamado, poder ver os netos crescerem, conseguir comer aquele prato preferido e até mesmo poder tomar seu banho sozinho. E eu te pergunto “o que você tem feito hoje para garantir a sua saúde na velhice?”. O problema não é o envelhecer, não mesmo, mas a forma que conduzimos esse processo, que é natural e irreversível.
É fato que teremos perdas, seja ela de massa óssea, massa muscular, diminuição da circulação, perda da agilidade, uma visão mais fraca, talvez a memória não colabore tanto mais para lembrar de data de aniversário ou fique confuso em relação a tempo e espaço. 
Esse futuro apavora a grande maioria das pessoas, principalmente aquelas que tem ao seu redor idosos que estão em situações debilitadas, que precisam de ajuda para continuar vivendo. E sim, esse pode também vir a ser seu caso, afinal o futuro a Deus pertence, não é mesmo? Mas também temos nossa parcela de participação nessa jornada, o que fazemos hoje irá refletir no amanhã. 
Você até pode pensar “eu não vou chegar aos 80 anos mesmo”, não pense assim, pois e se você chegar e além disso passar? Nosso corpo é o nosso templo, é nossa morada, devemos cuidar dele para que tenhamos uma jornada mais leve. 
Nunca é tarde para começar, se você tem 15 anos tenho certeza que isso ainda não passa pela sua cabeça, mas se você tem 50 anos, acredito que você já tenha certas preocupações em relação a sua saúde, principalmente se você sente dor. Saiba que nunca é tarde para começar! 
A prática de exercício físico quanto mais cedo for iniciada, claro que é melhor, mas mesmo se você já tem seus 60 ou 70 anos não desanime, você também pode colher frutos ainda.
Sabe aquele papo de “não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje”? Pois bem, quando o assunto é saúde, essa é a maior verdade.
Comece hoje uma caminhada.
Comece hoje a fazer seus exames de saúde.
Comece hoje a se alimentar um pouco melhor.
Não precisa esperar a segunda-feira, não precisa ter 30 anos, não precisa ser jovem demais. Se você pretende morrer amanhã, realmente é tarde demais, caso contrário apenas comece!
 

 

Gabriela Amaral

Fisioterapeuta CREFITO 3/ 19210-F

28/05/21

 


FALE CONOSCO

TELEFONE: (11) 4586-5624
WHATSAPP: (11) 99906-1604

E-mail: contato@institutobasis.com.br

Rua Cap. Cassiano Ricardo de Toledo, 191. Sala:1002 -  Chácara Urbana - Jundiaí, SP

INSCREVA-SE

Inscreva seu email e receba nossas novidades:


SIGA-NOS