Pilates Clínico para dor na coluna

Postado em: 29/06/2021

Pilates Clínico para dor na coluna

Hoje em dia, a dor na coluna vertebral tem se tornado muito comum, e de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) 85% da população mundial adulta tem ou terá dor na coluna alguma vez durante a sua vida, e a parte mais acometida é a coluna lombar.
Vários são os fatores que levam a essa incidência ser maior na coluna lombar, sendo o sedentarismo um dos grandes vilões, junto com o estresse, e a tensão do dia a dia eles resultam em contratura muscular, levando a dores ao final do dia. Temos também alguns outros fatores que podem agravar essa situação, como por exemplo:
- Má postura;
- Quedas;
- Hérnia de disco;
- Artrose;
- Artrite;
- Espondilite Anquilosante (doença inflamatória crônica devido às vértebras se fundirem tornando-as menos flexíveis);
- Espondilolistese (escorregamento do corpo vertebral );
- Fibromialgia ;
- Fadiga;
- Distúrbio do sono;
- Desequilíbrio muscular.


E porque é tão grande essa incidência de dor na lombar?

Pode não parecer, mas nossa vida moderna tem uma grande parcela de culpa, tudo leva a nos movermos menos no nosso dia a dia. Não precisamos mais andar quilômetros para ir ao trabalho ou conseguir nosso alimento, tudo ficou mais fácil com o meio de transporte. A maioria das coisas que precisamos está à um clique. Controle remoto, celular, computador, tudo isso veio para facilitar nossa vida, mas ao mesmo tempo veio para aniquilar o movimento do nosso corpo.
Faz parte da reabilitação ter a terapia do movimento, ou seja, exercícios específicos e direcionados para cada caso. Ao nosso ver o Pilates é a atividade mais completa da atualidade, ele trabalha tanto o fortalecimento muscular, como o alongamento, mobilidade e equilíbrio, tudo na mesma sessão.


Aqui no Instituto Basis, nós utilizamos a abordagem do Pilates Clínico que visa trabalhar a reabilitação e a prevenção de dores e lesões da coluna vertebral. Os exercícios são totalmente elaborados de forma individualizada e direcionada para a sua queixa.

Utilizamos o Pilates de forma especializada para que ele possa trabalhar reestabelecendo os movimentos, resgatando a função da coluna, organizando a biomecânica, e sobretudo, aliviando a dor, incomodo e inflamação.


Se você ainda não conhece ou não usufruiu de todos esses benefícios, você esta perdendo a grande oportunidade de melhorar a sua qualidade de vida e voltar a fazer suas atividades com mais prazer. 

Instituto Basis

Nossa especialidade é cuidar de você!

 

Gabriela Amaral

Fisioterapeuta CREFITO 3/ 19210-F
 


FALE CONOSCO

TELEFONE: (11) 4586-5624
WHATSAPP: (11) 99906-1604

E-mail: contato@institutobasis.com.br

Rua Cap. Cassiano Ricardo de Toledo, 191. Sala:1002 -  Chácara Urbana - Jundiaí, SP

INSCREVA-SE

Inscreva seu email e receba nossas novidades:


SIGA-NOS