Você sabe a diferença entre sedentarismo, atividade física e exercício físico?
Será que você é considerado um sedentário?
Uma pessoa é considerada sedentária quando gasta menos de 2.200 calorias por semana, ou seja, 300 calorias por dia.
Dados do IBGE mostram que 51% dos brasileiros não fazem atividade física por falta de tempo, e com isso o Brasil está entre os 5 países mais sedentários do mundo.
O grande problema é que, a inatividade física associada a uma alimentação rica em carboidratos, gorduras e açucares pode causar grandes problemas à saúde, como:
diabetes tipo II, hipertensão, obesidade, infartos, aumento do colesterol ruim, problemas articulares e na coluna vertebral, entre outros. Além de acarretar em fraqueza dos músculos e tendões e consequentemente aumento das dores e lesões.
Muita gente confunde atividade física com exercício físico. Limpar a casa, passear com o cachorro, ir andando até o ponto de ônibus, tudo isso é considerado uma atividade física, ou seja, qualquer movimento que seu corpo gaste energia. Já o exercício físico é qualquer atividade física que mantenha ou aumente a aptidão física, como fazer um treino de musculação, uma aula de pilates, um jogo de futebol, aula de dança.
A prática regular de exercícios físicos traz muitos benefícios. Além de evitar todos esses problemas já citados, ele aumenta a endorfina, que é o hormônio de bem estar e diminui o cortisol que é o hormônio do estresse, auxiliando assim no quadro de ansiedade e depressões leves.
E se o seu problema é a falta de tempo, estudos comprovam que se você praticar o exercício físico correto de 20 a 30 minutos todos os dias, já é o suficiente para você ter todos esses benefícios citados aqui.
Maryeli Nonato
Fisioterapeuta CREFITO 3/ 120996-F