>

Linfedema

Linfedema

O sistema linfático é um complexo conjunto de órgãos linfoides, tecidos, vasos e ductos, que se distribuem por todo o corpo, cujas principais funções são produzir e amadurecer as células de defesa do organismo, além de drenar e filtrar o excesso de líquido do corpo, encaminhando-o para a corrente sanguínea.

Esse líquido captado é chamado de linfa que é um líquido claro constituído por água, glóbulos brancos do sangue, proteínas e gorduras que foram filtrados dos vasos sanguíneos para os espaços entre as células.

Uma parte desse líquido é reabsorvida pelos vasos sanguíneos, enquanto o restante passa para os vasos linfáticos seguindo sempre em direção ao coração. Durante o caminho, essa linfa vai passar pelos linfonodos, que são pontos específicos de coleta onde as células danificadas e organismos infecciosos são filtrados, removidos e destruídos.

O linfedema surge quando o sistema linfático é incapaz de drenar adequadamente a linfa dos tecidos, causando inchaço. O diagnóstico de um linfedema costuma ser feito com base nos sintomas da pessoa.

No INSTITUTO BASIS o tratamento  envolve medidas para aliviar o acúmulo de linfa no membro acometido pelo inchaço, como a drenagem linfática manual e exercícios terapêuticos para os membros.

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático em função de recolher o líquido intersticial que não retornou aos capilares sanguíneos a trabalhar de forma mais acelerada. Entre os principais benefícios do método estão:

- O aumento da hidratação e nutrição celular
-  Aceleração na cicatrização de um ferimento
- Reabsorção de hematomase equimoses
- A redução da retenção de líquido
- Aumento da imunidade
- Desintoxicação do organismo
- Ativação da circulação sanguínea
- Relaxamento corporal

Os exercícios terapêuticos também são fortes aliados no combate ao linfedema pela ação da contração muscular. O sistema linfático funciona próximo e paralelo ao sistema cardiovascular, mas não possui bomba própria. Uma maneira pela qual a linfa cheia de toxinas é bombeada de volta para seus dutos é através da contração de músculos esqueléticos adjacentes aos vasos linfáticos.

Os resultados obtidos com este método são de evolução bem satisfatória, principalmente se for feito o diagnóstico precoce. Iniciando-se prontamente a terapia adequada, podemos reequilibrar e reduzir o edema. Confirmando então, que a intervenção da fisioterapia se torna indispensável sob o aspecto reabilitador e preventivo nestes casos de edema linfático.

FALE CONOSCO

TELEFONE: (11) 4586-5624
WHATSAPP: (11) 99906-1604

E-mail: contato@institutobasis.com.br

Rua Cap. Cassiano Ricardo de Toledo, 191. Sala:1002 -  Chácara Urbana - Jundiaí, SP

INSCREVA-SE

Inscreva seu email e receba nossas novidades:


SIGA-NOS