>

Disfunções da ATM

Disfunções da ATM

A articulação temporomandibular (ATM) é formada por várias estruturas internas e externas, capazes de realizar movimentos complexos. A mastigação, a deglutição, a fonação e a postura, dependem muito da função, saúde e estabilidade desta para funcionarem de forma adequada. Para que a ATM funcione de forma adequada, a própria articulação, a oclusão dental e o equilíbrio neuromuscular devem relacionar-se harmonicamente.

Disfunção temporomandibular (DTM) é aplicada a alterações funcionais correspondentes à ATM e estruturas mastigatórias associadas, como ruídos articulares, limitações na amplitude de movimento ou desvios durante a função mandibular, que são considerados sinais de DTM que podem resultar em: dores na região da articulação temporomandibular, facial, mandíbula, na mastigação, podendo a dor se estender até a região cervical e de membros superiores, limitação da abertura bucal, zumbido, sendo a cefaleia o sintoma mais prevalente.

A variedade de sintomatologia clínica mostra que não há um único fator etiológico responsável pela DTM sendo, portanto, sua patogenia multifatorial. Abrange todas as faixas etárias, tendo maior incidência entre mulheres de 20 e 45 anos.

Acredita-se que uma das causas desta disfunção está relacionada com a hereditariedade, caráter e personalidade do paciente. Normalmente essa disfunção compromete de forma tão importante a população que alguns estudos apontam que a dor da DTM tem um impacto negativo na qualidade de vida do paciente, prejudicando as atividades do trabalho, da escola, o sono e o apetite/alimentação. Devido a complexidade das DTM’s, faz-se necessário o diagnóstico correto e precoce para prevenir danos a essas estruturas e funções.

A intervenção fisioterapêutica se torna bastante eficaz no tratamento da DTM em suas várias modalidades, assim podendo melhorar a qualidade de vida dos portadores da mesma.

O INSTITUTO BASIS dispõe de vários recursos no tratamento da DTM, entre eles está a terapia manual, agulhamento a seco, Reeducação Postural Global (RPG), estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), ultrassom, e exercícios terapêuticos que tem sido utilizados na reabilitação e prevenção da DTM, objetivando o alivio da dor e a melhora da função e qualidade de vida do paciente.

FALE CONOSCO

TELEFONE: (11) 4586-5624
WHATSAPP: (11) 99906-1604

E-mail: contato@institutobasis.com.br

Rua Cap. Cassiano Ricardo de Toledo, 191. Sala:1002 -  Chácara Urbana - Jundiaí, SP

INSCREVA-SE

Inscreva seu email e receba nossas novidades:


SIGA-NOS